02 fevereiro 2012

Vai um Quibebe no capricho?

Nossa comida do dia a dia é simples, bem caseira e saudável. Isso não significa que a simplicidade não possa ter seu charme, um algo a mais.

Como meu repertório de alimentos está restrito ao Reino Vegetal,  utilizo os mesmos legumes, verduras, frutas e grãos e dou uma incrementada no tempero, ou mudo a forma do preparo ou mesmo faço as variações com o que tenho ali à mão, na hora de preparar.

Adoro a versatilidade da abóbora, pois ela é uma delícia tanto nos doces como nos pratos salgados. Costumo fazer sopas e cremes com ela, assim como o Quibebe, esse refogado bem conhecido da culinária brasileira. Só que esse dia tinha também umas ervilhas tortas frescas me chamando a atenção.

Ficou uma combinação muito saborosa e também deu um "up" no visual.


Quibebe com Ervilha Torta
(quantidades ao seu critério)

Ingredientes
abóbora comum descascada e cortada em cubos médios
ervilha torta com as extremidades descartadas
cebola branca picada em cubos pequenos
alho picado bem batidinho
folha de louro
tempero seco "7 vegetais" (ou similar) - opcional
azeite extra virgem
sal

Preparo
Doure a cebola e o alho no azeite (não precisa de muito). Acrescente a abóbora, as folhas de louro, corrija o sal e deixe-a cozinhar com água suficiente para cobrir os pedaços.

Quando estiver quase totalmente cozida (mas não ao ponto de desmanchar), acrescente o tempero seco e as ervilhas tortas. Cozinhe por mais uns instantes, o suficiente para amolecer um pouco a ervilha, deixando-a um pouquinho ainda tenra.

Sirva como acompanhamento. Bom apetite!!

4 comentários :

  1. Que lindo teu quibebe!!! A culinária vegetariana é mesmo muito rica!
    Eu ainda estou parando, beeeeeeeeeem de vez em quando como peixe, mas cada vez menos, passo meses sem comer...
    E sempre me inspiro nas suas receitas pra fazer minhas refeições!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sandra, assim eu aceito! Adoro! Os dois! ficou lindo e deve ter ficado deliciosa esta combinação. Também adoro abóbora em todas as suas formas.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Que delicia San adoro quibebe e com ervilhas tortas melhor ainda. Olha que faz tempo que não como ervilha torta, é uma delicia. Gostei dos dois juntos. Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente amo quibebe, poderia comer isso todos os dias no almoço sem enjoar :)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!