18 outubro 2011

Risoto de abobrinha, tomates e gorgonzola

Estamos aqui no Brasil na primavera, com os relógios no horário de verão mas as temperaturas dos termômetros estão mesmo mais pra inverno. Uma bagunça geral!
 
Portanto, queridos e queridas, vamos dar uma trégua ao nosso "Projeto Verão" por alguns dias, rezando para que o tempo volte logo ao calor gostoso.
 
Então, nesse clima comfort, vamos de risoto, que tal? Para abastecer o corpo e a alma.
 
Risoto de abobrinha, tomates e gorgonzola
(4 pessoas)


Ingredientes
2 xícaras de arroz arbório (próprio para risoto)
1 cebola branca pequena picada em pedaços bem pequeninos ou ralada
1 colher (sopa) de manteiga (não use margarina)
100 g de queijo Gorgonzola
1 tomate maduro grande picado em cubos pequenos
1 abobrinha italiana média picada em cubos médios
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1,5 litro de caldo de legumes (aproximadamente)
1 xícara de vinho branco seco
sal a gosto
1 punhado de ciboulette picada

Preparo
Em uma frigideira, leve o alho para refogar no azeite, sem deixar dourar, apenas para exalar o aroma. Junte as abobrinhas, deixando elas amolecerem um pouco. Corrija o sal. Reserve.
 
Aqueça a água com o caldo de legumes. Quando ferver, abaixe o fogo, mantendo-a sempre quente.

Numa panela média doure a cebola na manteiga. Quando essa amarelar, adicione o arroz, mexendo para refogá-lo. Salgue. Acrescente o vinho.

Quando começar a evaporar, vá acrescentando concha por concha a água do caldo de legumes que está aquecida. Faça isso o tempo todo. Coloque os tomates e a abobrinha preparada previamente quando o arroz estiver bem próximo de estar no ponto. Durante essa etapa corrija o sal se necessário. 

Finalize o arroz ainda meio úmido, pois a tendência é ele logo secar (nesse caso minha intenção foi deixar um caldinho "extra"). Por último acrescente o queijo Gorgonzola em cubos pequenos e a ciboulette, mexendo delicadamente.

Sirva a seguir. Bom apetite!

26 comentários :

  1. OLÁ QUERIDA SANDRINHA!
    REALMENTE O CLIMA ANDA MEIO BAGUNÇADO E O HORÁRIO DE VERÃO É UMA TORTURA EU DETESTO, RSRS.
    MINHA AMIGA, ESTE RISOTO COM ESTES INGREDIENTES ESTÁ UMA LOUCURA,ABASTECE MESMO O CORPO E A ALMA COM CERTEZA, HUMMMMMMMMMM, BOM DEMAIS!

    BEIJOS E ÓTIMA TERÇA!

    ResponderExcluir
  2. Ai Sandra que judiação, eu quase morrendo de fome e vejo este risoto maravilhoso.
    Estou literalmente babando.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Sandra, que coisa linda esse risotto! Fiquei cheia de vontade aqui, ainda mais agora na hora do almoço.

    Ah, o sorvete deve dar certo sem a sorveteira, ele fica mais denso que um sorvete comum. Na receita original, no lugar do creme de leite vai iogurte, eu só usei porque estava quase vencendo o creme de leite, com o iogurte dá uma leveza a mais, rs.
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandroca!

    Salivei (aliás, tô salivando ainda, pois nem comecei meu almoço buááá) O visual ficou o máximo, super colorido! E o sabor? Eu posso imaginar o que resultou, amiga! Hummm... acho que vou correr pro mercado!

    Ficou nota 10, como sempre! Parabéns!!!

    Beijocas,
    Cintya Maria

    ResponderExcluir
  5. Sandra este risotto ficou com uma cremosidade excelente.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. sandrinha, desculpe por estar sumida daqui!!!
    É que depois q eu tive q tirar os links do blog, estou perdida!!!
    hummmm, este risoto neste friozinho é tudo de bom!!!
    E este bolo, maravilhoso!!!!
    Muitas delícias por aqui!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  7. hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm uma receita melhor que a outra!!! combinação deliciosa!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse tempo tá muito louco mesmo,né Sandrinha?
    E concordo que esse risoto combina muito com o friozinho que está fazendo aqui em Brasília.
    Bj e ótima terça,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. nem posso ver..eu amo risoto..o seu tá lindo..bjus

    ResponderExcluir
  10. Adorei a combinação de sabores, o gorgonzola deve dar uma levantada no sabor nos legumes...
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra, acabei de conhecer seu blog através do facebook, adoro acompanhar blogs de gastronomia e já estou seguindo! Conheça meu blog, o Batalha Gourmet, indico restaurantes. Dá uma passada lá!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sandrinha esse seu risoto está simplesmente maravilhoso, ficou com uma cremosidade excelente, adorei. Lindo, muito bem caprichado. Bjos queridóca

    ResponderExcluir
  13. Mais uma idéia para fazer o risoto. Adorei a dica.
    Bjs!
    Lu

    ResponderExcluir
  14. Olá Sandrinha! Olhando a foto do seu risoto tão lindo e tão bem feito tive a certeza que as poucas tentativas de risoto que eu fiz até hoje não poderiam ser chamadas de 'risoto', mas sim de 'reboco', kkkk. Coitado das 'cobaias' aqui de casa, kkk. Delícia de prato, adorei! Grande Bjo!

    *ah, e um super-hiper-mega beijo pelo comentário tão lindo que vc deixou pra mim. Respondi por lá, mas também faço questão de te agradecer por aqui. Vc é muito querida! =***

    ResponderExcluir
  15. aqui tambem faz frio, seu risoto esta divino! bjs

    ResponderExcluir
  16. Realmente o tempo anda muito doido e um risoto assim cairia super bem nessas noites fresquinhas que tem feito! O seu está tão perfeito e cremoso que deu vontade de tirar o prato da tela! Bjss

    ResponderExcluir
  17. Sandrinha sou suspeita tamanha minha paixão por risotos, mas confesso q hoje dei uma trégua ao projeto verão e me joguei num risoto tb ! hahaha O seu ficou lindo, amei a combinação abobrinha e gorgonzola! HUmmm Lindo! beijos!! Tê

    ResponderExcluir
  18. Olá Sandra,

    os meus parabéns, o teu risotto ficou espetacular, com uma cor linda.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Esse vou fazer para o maridón!! Amoooo abobrinha!
    Lembrando que hoje é quarta, dia de #DICA DE VIAGEM!
    Bjs
    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá minha querida!! A sua apresentacao esta fantastica...diria de gourmet...e esse risotto perfeito...muito cremoso!! uma delicia aposto!! parabens minha linda...uma boa semana e votos que o calor regresse logo bjinhosssss

    ResponderExcluir
  21. Tempo louco e horário de verão acabam comigo, até eu me acostumar já está acabando o horário de verão.
    Seu risoto deve ter ficado delicioso, ficou lindo.
    Bjs e Boa noite

    ResponderExcluir
  22. Sandra, vc leu meus pensamentos! Eu estava mesmo à procura de um risoto um pouco mais leve, e este parece perfeito! Eu amo gorgonzola... Vou fazer com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Sandra, aqui na Bahia o verão segue firme e forte! Esse risoto é tudo, hein! Tudo que eu adoro: alho, abobrinha e gorgonzola...Hummm!
    Bjs e bom fim de semana!

    www.comerrezando.com

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!