29 setembro 2011

Pimentão assado recheado ~ versão veggie

Essa receita não tem novidade, várias pessoas costumam fazer esses pimentões. Só que hoje trago a versão veggie, feita com  a proteína texturizada de soja granulada. O nome é comprido e os  benefícios dela são muitos (veja AQUI como é o produto).

Como é um alimento neutro, ou seja, tem gosto de nada, o ideal pra ficar saborosa é caprichar bem no tempero. Fica muito gostosa, bem mais leve que a carne, inclusive para o bolso e é mais uma sugestão para quem está seguindo o movimento "Segunda sem carne". Olha só.

Pimentão assado recheado
(para 4 pessoas)

Ingredientes
4 pimentões de tamanho médio, de preferência vermelhos ou amarelos
1 e 1/2 xícara (chá) de proteína de soja texturizada granulada
1/2 cebola branca picadinha
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro picado em cubinhos
1 colher (sobremesa) rasa de chimichurri (tempero argentino) - opcional
1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
sal
azeite extra virgem

Preparo
Coloque a proteína em um recipiente (de preferência de vidro) ferva o dobro da quantidade de água e despeje sobre ela. Aguarde 5 minutos, escorra bem e esprema para retirar o excesso de água.

Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Adicione a proteína hidratada, o tomate, o chimichurri e o shoyu. Corrija o sal. Acrescente um pouquinho de água se necessário. Deixe em fogo brando para pegar bem o gosto. Prove de vez em quando para ver se precisa adicionar algum dos tempêros. Veja, a proteína já está cozida, o que ela precisa é ficar saborosa. Quando estiver ao seu gosto, desligue o fogo.

Corte a "tampa" dos pimentões, mais ou menos 2 dedos abaixo do cabo. Retire as sementes com o auxílio de uma faca, cuidadosamente. Lave-os bem. Para que fiquem equilibrados, corte um pouco da parte de baixo deles para nivelá-los, porém tirando o mínimo possível para não furar.

Recheie com a proteína. Recoloque as tampas. Disponha esses pimentões em um refratário, untado com um pouco de azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao fôrno preaquecido até que esses pimentões amoleçam, mas não tanto que desmanchem (mais ou menos 40 minutos).

Na hora de servir, retire as tampas e regue com um fiozinho de azeite. Decore com manjericão fresco ou ao seu gosto.

Sirva acompanhado de arroz, salada ou como preferir. Bom apetite!


16 comentários :

  1. Que delicia!!!! :D
    As fotos estão um máximo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece-me delicioso, muito bom aspecto...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Bem bacana!

    Nunca comi proteina de soja, mas acho que está na hora de experimentar!

    Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Eu também nunca comi proteína de soja... (aliás, vc sabe né, amiga, como sou caipira pra comer...rs)
    As suas fotos estão me convencendo a provar!
    Salivei!!!

    Beijocas e um ótimo dia! =D
    Cintya

    ResponderExcluir
  5. Sandra essas fotos estão de arrasar, que cores lindas!
    A receita é deliciosamente tentadora, esses pimentos são os meus preferidos, tornam-se mais digestiveis que os verdes, nota 10000000000000!
    Beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  6. hmm! Parace me bem! Eu que ja ia a caminho do almoco hmmm!
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Que ótima idéia!!! Sabe que há alguns anos não como mais carne e caminho pro vegetarianismo, pois às vezes abro exceção pro peixe... e às vezes fica difícil ter idéias pra variar o cardápio! Obrigada por compartilhar mais essa receitinha deliciosa! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mais uma que nunca comeu proteína de soja, tenho impressão de ser borrachuda. E ficaram tão lindos esses pimentões, com cores bem vivas!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Sandrinha, eu adoro proteína texturizada de soja, bem temperada fica muito bom, mas acredita que não tinha imaginado ela para rechear os pimentões? Que coisa, vou experimentar e depois te conto.
    Os seus ficaram lindos.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sandra, eu confesso que quando li que o recheio era com prot... de soja eu achei que poderia ficar meio insosso, mas quando você escreveu de dar uma boa temperada, já fiquei mais feliz. Essa soja já está no cardápio de minha família fazem anos. Minha mama faz ela refogadinha com bastante temperos, legumes, verduras e uma pontinha de bacon defumado (eu sei que não é a sua praia!), fica nota 10! Outro dia ela substituiu o bacon por camarão seco triturado e eis o novo descobrimento da soja em nossa mesa :)
    Seus pimentões estão o máximo de apetitoso e suas fotos ficaram bem melhores sem o efeito fosco (não fica chateada, foi só uma opinião tá :)
    Um abraço flor, Queila

    ResponderExcluir
  12. Nunca comi proteína se soja,mas o aspeto é delicioso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Sandra, que delícia de pimentão vermelhinho!
    As fotos ficaram incríveis. Adorei a ideia veggie :D
    Beijos, Vivian
    www.temperaria.com.br

    ResponderExcluir
  14. A foto está linda Sandrinha, nunca comi proteína de soja, não sei se iria gostar amiga, mas prá isso preciso experimentar né? Confesso que ficou tentador esse prato...bjocas

    ResponderExcluir
  15. Esse pimentão está muito bonito e aguçando o apetite.

    Respondendo o questionamento do Facebook:
    Por aqui tudo ok, e o meu blog agora também está ok, mas precisei retirar da minha lista o blog que estava infectando, que na verdade a hospedagem do código malicioso vinha ainda de um outro site. Isso é uma bola de neve, quando a gente percebe a coisa toma proporções assustadora.Mas parece que as coisas voltaram à normalidade.
    Bjs e fica tranquila.

    ResponderExcluir
  16. OLÁ QUERIDA SANDRINHA!
    PROTEÍNA DE SOJA É COMIGO MESMA, AQUI EM CASA TODOS NÓS GOSTAMOS,O MEU FILHO PÕE ATÉ NO IOGURTE DIZ QUE É PRA CRIAR MASSA MUSCULAR, RSRS.
    SUA RECEITA ESTÁ SUPER SAUDÁVEL E COM CERTEZA DELICIOSA.

    BEIJÃO,
    ANDRÉA.....

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!