19 agosto 2011

Picadinho de vegetais

Se me perguntassem qual minha comida favorita não saberia dizer, ou melhor, responderia com sinceridade, mas de um modo pouco usual. Diria "minha comida favorita é a colorida".

No meu dia a dia costumo montar assim meu prato: uma raiz, uma folha, uma flor ou fruto e uma semente ou grão. Além disso, faço variações de cada um desses itens com cores diferentes. Assim, se uso a cenoura como raiz, não utilizarei abóbora como fruto, pois ambas tem a mesma cor.

Veja então como ficaria: beterraba (raiz), espinafre (folha), couve flor (flor), abóbora (fruto) e arroz integral. Nova combinação: mandioquinha (raiz), alface (folha), brócolis (flor), tomate (fruto) e grão de bico.

Para as mamães que estão começando com as papinhas dos bebês, utilize esse método ao fazer as comidinhas e vejam seu filhos crescerem saudáveis. Palavra de Bruxa!

Picadinho de vegetais
(4 pessoas)

Ingredientes
1/2 couve flor pequena com os buquês separados em pedaços pequenos
1/2 pacote de cenouras baby
1 cebola branca média cortada em cubos
1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
1/2 pacote de broto de feijão (moyashi)
1/2 talo de alho poró em rodelas
azeite extra virgem
sal
1/2 sachê de caldo de legumes em pó
gergelim preto para decorar


Preparo
Pré cozinhe a cenoura e a couve flor mantendo-as tenras. Reserve.

Numa panela refogue a cebola no azeite, mas não deixe amolecer. Junte a couve flor, a cenoura e o caldo de legumes. Mantenha em fogo médio com a panela tampada por uns 4 minutos. Acrecente agora os pimentões, o broto de feijão e o alho poró. Corrija o sal.

Verifique o cozinento final conforme seu gosto. Minha sugestão é preservar os vegetais tenros, sem amolecer demais. Na hora de servir, salpique o gergelim para decorar.

Sirva como prato principal ou acompanhamento. Bom atetite!


12 comentários :

  1. OLÁ QUERIDA SANDRINHA BOM DIA!
    EU TBM AMO UM PRATO COLORIDO.
    MAS VAMOS COMBINAR UMA SALADA É TUDO DE BOM EU AMOOOOOOO!
    HOJE TEM SALADA NO MEU BLOG,ACHO QUE VC VAI GOSTAR.
    ADOREI A SUA RECEITA BOA D+++++++!

    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
    BEIJOS.......

    ResponderExcluir
  2. Olá minha amiga, também eu amo comidinha colorida, teu prato ficou deliciosamente saudável e apetecivel! Boas dicas para a composição do prato, obrigada;)
    Um beijinho e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. ... e é inevitável comermos com os olhos primeiro... adorei seu prato e as dicas também :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandrinha,
    Se vc gosta de comida colorida vc está certa,então.POis,segundo os nutricionistas, a comida quanto mais colorida mais saudável.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Sandrinha que pratinho delicioso e colorido, gostei muito dessas combinações, e acima de tudo por ser super nutritivo e saudável, é a pura verdade qdo dizem comer primeiro com os olhos, só de ver seu prato já deu água na boca, pois gosto muito de vegetais e grãos. Adorei esse picadinho. Ótimas dicas vc deu às mamães... Bjocas um excelente final de semana

    ResponderExcluir
  6. FICOU UMA PRATO BEM DELICIOSO.
    PARA MIM SERIA PRATO PRINCIPAL. JÁ FICAVA BEM SATISFEITA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra!! Todos os sábados ocorre uma feirinha de produtos orgânicos aqui pertinho de casa, entre estes produtos maravilhosos e livres de agrotóxicos está o broto de feijão, iguaria que eu simplesmente amo. Com certeza este picadinho deve ter ficado delicioso!! Bjs, um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o colorido! Isso além de gostoso, é extremamente importante :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, tb gosto dum pratim colorido, gostei da sua tecnica de escolha...fruto, raiz, folha, flor e grao...mas, aqui amiga, acho que nao ia rolar, acho que o tico e teco iam travar...kkkk...
    Sun, jura que vc curte um servicim de presidiario???kkk...ah nem, vc vai ter que conhecer minha mamis! Já to imaginando os aniversarios dos meus pimpolhos... vc e ela fazendo os docinhos basicos pras festas...kkk... vou adooorar...kkk... afinal, amiga tb é pra essas coisas...
    Querida, bom fim de semana pra vc!
    Agora falando sério, adorei como vc monta seus pratos!
    Bjiiiiim

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha de prato super saúdavel e saborososo. òtimo final de semana sandra bjs!

    ResponderExcluir
  11. Ola minha querida amiga hoje vc nos oferece um prato tao lindo, tao colorido que os olhos se deliciam so de ver !!adoro pratos assim cheio de côr e tao saudaveis como esse afinal somos o que comemos nao é verdade???? adoro tudo o vc nos mostra e esta comidinha em especial pois faz bem a saude!! em relacao ao bolo de alfarroba que vc viu no meu blog devo dizer k pessoalmente prefiro este ao outro que leva doce de chila. Tambem fiz esse que mais trade vou postar so que achei muito intenso..se tiver duvidas me diga algo esta bom??? bjinhos e um grande fim de semana!!

    ResponderExcluir
  12. receita para uma vida saudável! Adorei as dicas! :D

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!