02 junho 2011

Donuts

Tem duas coisas nessa vida que devemos considerar sempre: a primeira é manter a calma sob qualquer cirscunstância e a outra é confiar na intuição. Bom, essa é a moral da estória dessa postagem. Agora vou contar o começo.

Estava me deliciando com o blog Think Food, não procurando nada específico, só apreciando as delícias, quando encontrei uma receita de donuts. Como minha filha adora, anotei para fazer no fim de semana.

Domingão, ingredientes a postos, começei o preparo. Bem, a mistura dos ingredientes, que supostamente seria para fazer uma massa, na minha opinião estava com consistência líquida demais. Se considerarmos que havia uma etapa para abrir a "massa" com rolo sobre superfície enfarinhada e cortar os donuts com molde, gente, mas nem se eu rezasse e esperasse por um milagre isso aconteceria. Aí nessa hora até considerei o alerta do autor do blog: a massa é grudenta assim mesmo, não se desespere. Mantive a calma, não me desesperei. Mas minha intuição disse: coloque mais farinha, porque você tem que conseguir uma massa grudenta e não um líquido pegajoso. Foi o que eu fiz. Mas não botando muita fé se os donuts iam ficar bons.

Bem na hora que ia começar a fritar chegou em casa uma amiga, a Lulu (a que me deu o caderno de receitas com o mesmo nome maluco inusitado desse blog)e sua filha, a Cacau. Meu mau humor passou na hora, nos divertimos finalizando os donuts, que deram certo e ficaram muito gostosos, por sinal e enfim, essa é a novela. A moral da história está lá no comecinho desse comprido texto.



Donuts
(renderam 25 unidades)

receita forçadamente adaptada DAQUI

Ingredientes ~ donuts
> esponja
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
200 ml de leite integral
25 g de fermento biológico fresco (para pães)
1 colher (sopa) de açúcar

>  massa
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
3 gemas
1 pitada de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
70 g de manteiga em temperatura ambiente

Preparo ~ donuts
Para a esponja: misture o fermento com o açúcar até virar um creme. Dissolva com a farinha e o leite, misturando bem para não formar pelotas. Deixe 1/2 hora descansando em ambiente quentinho.

Para a massa: coloque todos os ingredientes (exceto a manteiga) numa tijela. Com as mãos, vá misturando as gemas aos ingredientes secos. Agora acrescente a esponja aos poucos, mexendo bem. Bata com os dedos, como de baixo para cima por aproximadamente 10 minutos ou até a massa ficar bem grudenta, que é quando o glúten começa a se formar. Agora acrescente a manteiga, e continue sovando. A massa é grudenta mesmo. Coloque num recipiente levemente untado com óleo e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.
Abra essa massa em superfície enfarinhada e com o rolo idem na espessura de 1 cm. Usei um cortador para os donuts de 6,5 cm de diâmetro e para o furo interno um de 2,5 cm de diâmetro. Disponha os donuts cortados na própria bancada ou numa assadeira enfarinhada e deixe crescer por 1 hora em ambiente quentinho.


Frite em óleo quente, deixe cada superfície dourar, só virando uma vez. Escorra em papel toalha e banhe na calda ainda quando estiverem mornos.

Sugestão de cobertura ~ Calda de chocolate

Ingredientes
1 xícara (chá) de chocolate em pó (não use achocolatado)
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de leite

Preparo
Leve os ingredientes numa panela, mexendo sempre até dissolver por completo. Quando ferver, apague o fogo e despeje sobre os donuts.


Sugestão de cobertura ~ Canela e açúcar
Misture a canela em pó com açúcar na proporção ao seu gosto. Passe cada um ainda morno, de ambos os lados. Para esse tipo, não fiz o furo central. Se quiser pode colocar um pouco de geleia por cima, como na foto.





31 comentários :

  1. OLÁ SANDRINHA!
    QUE RECEITA MARAVILHOSA!
    ESSA EU TENHO QUE FAZER POIS MINHAS LOMBRIGADAS NÃO VÃO ME DEIXAR EM PAZ, RSRS.
    ADOREI!
    BJS........

    ResponderExcluir
  2. Sandra, nessa hora 13:16 aqui em Portugal estou vendo seus donut´s com 2 moleques de 5 e 6 anos... imagina meus ouvidos nessa hora... mamae... eu quero... mamae olha só o chocolate...
    ainda ontem fiz um bolo, será que hoje vai sair donut's??? Amei a sua receita ate eu estou babando!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Seriam ótimos no meu café da manhã, vou ter que fazer estes. Ficou ótimo. tenha um bom dia. Bjs..Marta.

    ResponderExcluir
  4. Sandra ficaram uma delícia estes donuts, eu sou viciada amiga como uns 4 seguidinhos rsrsrsrs

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Que bela receita, hein! Também fico super preocupada em colocar mais farinha em qualquer receita de pão, tenho medo de ressecar demais a massa. Mas como você bem disse, confiar na intuição é fundamental!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Sandrinha, que delicia,amiga!!!
    Sabe que eu nunca me atrevi a fazer Donuts!!!
    Eu gosto demais!!!
    Vou fazer...arrasou!!!
    Bjs querida!
    Ivani

    ResponderExcluir
  7. Sandra que é isso??? Isto é tentação demais... meu deus ficaram espactulares. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Sandra,

    que bom que no final tudo deu certo. As receitas do blog, são absolutamente todas profissionais, testadas e padronizadas em gramatura, justamente para minimizar a margem de erro. Inclusise as fotos são sempre das receitas em questão. Lamento que algo tenha dado errado quando você a fez. Não tenho como garantir no blog, que as pessoas tenham pleno domínio de determinadas áreas como confeitaria e Panificação. Abraço e parabéns pelo visual do seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Minha Nossa, se fosse comigo, tinha ido tudo pro lixo, não tenho paciência para esse tipo de massa e se começa a grudar me desespero logo.
    Que bom que no fim deu tudo certo, mérito seu, claro...santa paciência!
    Bjuss querida, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Caro Diego (estou postando aqui o mesmo comentário que deixei no Tink Food)

    Bom, em primeiro lugar queria te dizer que acho teu blog um show! E também agradecer a sua visita ao meu espaço.
    Sou apenas uma arquiteta que cozinha, com meus acertos e erros. Aqui é um espaço de alta gastronomia, de alguém que entende do assunto. Lá é de uma pessoa curiosa e interessada, mas que nem de longe tem a pretensão de ser profissional. E também lá gosto de dividir o que dá certo e o que dá errado, como na vida “real”. Desculpe, mas em nenhum momento quiz desmerecer ou insinuar que essa receita estava com algo errado, se foi essa sua impressão. Peço desculpas por isso, mas seguramente foi minha inexperiência nesse sentido que me fez errar. E depois foi minha experiência de 30 anos de “umbigo no fogão” que me fez ter subsídios para consertar o estrago.
    No final tivemos um final feliz!!
    Espero que isso seja um começo de boas trocas entre nós (mais de minha parte vindo aqui me inspirar do que do contrário).
    Abraços
    Sandra

    ResponderExcluir
  11. Amiga, no fim, deu tudo certo...kkk, ainda bem né, seus donuts ficaram bem apetitosos!!! Manda um pra mim!
    Bjim

    ResponderExcluir
  12. Querida Sandra, adorei a história! já aconteceu comigo algumas vezes, mas aprendi a não me desesperar também (claro que antes de aprender, algumas receitas foram para o lixo... hehe). Eu nunca fiz donuts em casa, faz temmmmpo que eu estou devendo esse mimo para mim mesma, já que fica impossível de comprar pronto (todos vão leite), então o único jeito é comer quando eu me arriscar a fazer um personalizado aqui na minha casa. Confesso que a foto do donut que vc colocou a geléia me deu água na boca! =) Grande Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Eu achava que esses desesperos só aconteciam comigo. Que bom que vc manteve firme e terminou a receita. Bom pra gente
    hehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Sandrinha, que delicia de donuts hein... eu adoro essas rosquinhas...

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  15. MULHER TIRE ISSO DE PERTO DE MIM! Engordei 5 quilos só de ver esses donuts! Tentei fazer uma vez sem sucesso, está naquela lista de repetições!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. OLÁ AMIGA!
    PASSEI PRA TE DESEJAR UM FELIZ FIM DE SEMANA JUNTO A SUA FAMÍLIA!

    FIQUEI FELIZ DE SABER QUE VC FEZ A RECEITA DO PUDIM E QUE TODOS GOSTARAM.
    BJS.......

    ResponderExcluir
  17. Sandra o que interessa é que ficaram lindos e com certeza deliciosos...o resto, é resto!beijkas

    ResponderExcluir
  18. Sandra palavras para quê? Todos os dias é tão bom vir aqui. Olha em relação à tua pergunta dos iogurtes gregos podes usar qualquer um de qualquer sabor. bjs e bom fds

    ResponderExcluir
  19. Que delicia, vou pegar um rs rs rs...

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Que bom que tenha dado tudo certo, os donuts ficaram com um aspecto muito saboroso!

    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Olá Sandra,

    agradeço as tuas simpáticas palavras no meu blog - Papinha Doce.
    Também eu passarei a vir visitar-te, pelo que já sigo o teu blog.

    Um beijo de Portugal
    Maria José

    ResponderExcluir
  22. Minha querida voce é umas das cozinheiras que mais gosto aqui na blogosfera...alem de combinar uma forma excelente as suas receitas, a sua simpatia e docura nota-se de uma forma tao bela...obg pelo seu comentario...a respeito desta receita esta uma maravilha...nunca fiz mas com a sua explicação vou fazer de certeza...mais uma vez parabens e pff continue a nos brindar com estas delicias!! bjinhos grandes

    ResponderExcluir
  23. Eu bem sei quem dava aí uma dentadinha.......
    Ai pois sei!
    beijocas e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  24. Sandra graças a Deus saíram uns D
    onnuts lindos, também sou bastante intuitiva, percebo quase de imediato quando algo vai mal...o chato é quando não tem volta a dar e vai tudinho para o lixo:(
    Um grande beijo querida e passe um óptimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  25. Eu também anotei essa receita de donut porque parece mesmo incrível. Acho que fez certo, pra fazer pão, sempre se deve seguir a intuição (com muito cuidado, é claro, para não encher de farinha). O resultado ficou ótimo, a massa parece super fofinha.

    BEijos

    ResponderExcluir
  26. Sandrinha querida, voltei rapidinho, meu amiguinho estava com stresse, e já está curado kkkkk
    Quanto ao seus donuts, certo ou errado, adorei, ficaram lindos, e nem todas as receitas que copiamos por ai dão certo, tudo é questão de medidas, qualidade de farinhas diferentes, existem muitos motivos, e nem porisso vc deixou de ter paciência (item essencial em uma cozinha) e jogo de cintura, afinal vc não fez pra impressionar ninguém e nem fez prá participar de algum concurso, vc fez por prazer e carinho à sua filha, e isso não tem preço...bjos. Excelente final de semana querida.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pela visita e pelo comentário no meu blog!
    Que delícia de receitas aqui tens!

    ResponderExcluir
  28. Sandra,
    Você tirou de letra e driblou os imprevistos que geralmente acontece na cozinha.
    eu não sei se conseguiria...
    Mas no final, além desses belos donuts, teve uma visitinha gostosa para dividir essas delicias.
    adorei.
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi, Sandrinha!

    Olha, comentário sobre os dunnuts eu já deixei...mas agora vim aqui para te dizer que tenho uma surpresinha para ti!
    Quer ganhar um presente lindo? Passa lá no blog e dá uma olhadinha – NÃO É SORTEIO!
    Bjkas, Ana Paula

    ResponderExcluir
  30. Hum, que demais, eu amooooo donuts, não passo um dia sem comer aqui no Canadá. Mas eu tenho a sorte de encontrar facilmente aqui, mas sempre fui louca para tentar fazer, adorei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Sandrinha? Voce ta bem? Ta tudo bem com vc? Senti sua falta hoje, se der mande noticias...bjos Fique com Deus

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!