28 abril 2011

Risoto de 7 grãos com vegetais salteados

Em casa nunca categorizamos as comidas como "engordiets" e "diets". Conceituamos assim, tem as comidas saudáveis e as "porcarias". Definição de porcaria seria bala, chiclete, pirulito, salgadinhos tipo "ixquizitus", queijo em spray e afins. E comer porcaria de vez em quando também é saudável, na minha opinião.

Não acho legal dar motivo às crianças a desenvolverem culpa ao comer e propiciar transtornos alimentares futuros. No meu tempo de criança ninguém me passou esse tipo de neurose.

Também acho que o nosso próprio corpo dá um basta quando a gente está se alimentando mal por algum tempo ou quando exagera em algumas coisas. Pois bem, o meu, depois da overdose de doces da Páscoa, estava pedindo por algo mais "natureba". E aí está a sabedoria de nos fazer ouvir, só pensava em comidas integrais, frutas, coisas leves e naturais. E saiu esse risoto, que comi com tanta vontade quanto como um bolo de chocolate. E tudo tem seu tempo, seu momento. Isso é saber se respeitar...

Risoto de 7 grãos com vegetais salteados
(4 pessoas)

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz "7 grãos" (marca de sua preferência)
1/2 cebola branca fatiada
1 dente de alho cortado em lascas
1 1/2 colher (sopa) de azeite extra virgem ou óleo de Canola
sal

~os vegetais abaixo são equivalentes a um punhado:
brócolis tipo ninja cozido al dente
shimeji (cogumelo japonês)
cogumelo Paris cortado em 4
pimentões vermelho e amarelo cortado em palitinhos
salsinha picada

Preparo:
Cozinhe o arroz de acordo com as especificações do fabricante. Reserve.
Em outra panela, doure a cebola e o alho, sem amolecer muito. Junte os outros vegetais, corrija o sal e não deixe amolecer muito, na minha opinião fica mais saboroso uma textura mais tenra (mas aí vai de gosto). Adicione o arroz, mexendo delicadamente. Finalize com a salsinha picada.

Pronto, um risotinho natureba que deixou meu corpo e alma felizes...

13 comentários :

  1. Concordo a 100%!!! Esse risoto ficou muito bonito e saudável. bjs

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha, bom dia, adorei seu texto amiga, vc disse tudo, devemos respeitar nosso organismo e nosso corpo, depois de tanta comilança, não existe nada melhor que pratos saudáveis assim como esse, gostei muito desse risoto, e ficou lindo e colorido. Aprovadissímo
    Hãn Hãn, gostei de saber que sua mãe tem a receita de pudim de tapioca viu? Agora é uma questão de honra fazê-la, afinal tenho 1 pacotinho fechadinho aqui em casa hehehe. Vou aguardar....bjocas querida uma lindo dia (embora chuvoso) um belo dia pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essas comidinhas saudáveis e maravilhosas...
    e que foto linda essa heim??? adorei


    bjim

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha, que risoto mais apetitoso, adorei, o prato ficou lindo (bela foto)!
    O texto nem preciso dizer, uma delicia, como sempre. Concordo qdo vc diz que precisamos respeitar nosso corpo e aprender a ouvir o que ele pede...
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Queridas, obrigada a todas pelos comentários sempre gostosos

    Josy, já peguei a receita com a mamis, vou te passar por e-mail

    Dri, respeitando o que meu corpo está pedindo, já escrevi lá no Paixão (que é uma verdadeira paixão) que gostaria agora mesmo daqueles bombonzinhos DE LI CI O SOS que vc postou!!kkkkk

    milhões de beijos a todas

    ResponderExcluir
  6. kkkk... San querida...kkk pode deixar que vou fazer pra te adular tb...kkk
    Manda o endereço, vai que...rsss...
    adauzacker@uol.com.br
    Bjim

    ResponderExcluir
  7. Passei para te conhecer e gostei muito daqui.
    Te convido a conhecer os meus dois cantinhos www.viviass.blogpspot.com e www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
    Seja bem vinda em ambos!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sandra amiga magnífico seu risoto!!!, ficou coloridão do jeito que gosto me deu água na boca, parabéns!!!, desejo um fim de semana cheio de luz e quitutes maravilhosos como este para vc e família, bj♥kas, Ana, ;)....

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com todas as suas palavras! Bom senso é a melhor dieta! E com um risoto gostoso destes, quem quer bolo de chocolate??
    Eu mesma acabei postar no meu blog, mousse de "maple" numa tigelinha de bacon, hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra querida, que risoto caprichado!
    Adorei!
    Risoto gostoso e saudável.Ótima sugestão para depois dos exageros da Páscoa rs.
    Beijos.
    Ivani

    ResponderExcluir
  12. Sandra,
    Sou como você....
    e me lembro também da minha epoca, não tinha tantas neuras, nem na infância e nem na adolescência.
    Mas aqui em casa, sou conhecida como a "morde e assopra" kkkkk, faço muitas guloseimas, mas limito a quantidade, para não fazer mal.
    E quando faço legumes, verduras, etc....vou falando sobre seus beneficios...como o popeye com o espinafre.
    Adorei o seu risoto....ficou lindo!
    e com certeza, delicioso.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sugestão!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!