27 abril 2011

Bolo de chocolate amargo de Roberta Sudbrack -receita "Mais Você"

Estava "aguada" para comer bolo de chocolate, mas de um tipo específico. Tinha que levar muito chocolate e pouca farinha, um tipo de bolo mais denso e úmido. Fiz uma verdadeira caça às receitas na internet. Vi várias maravilhosas, porém essa, do site do programa "Mais Você"  me tentou desde a primeira vista. E dessa vez não fiz alteração nenhuma, segui a receita à risca, coisa rara para uma rebeldinha como eu.

Olha, nem tenho palavras para dizer o quanto esse bolo é gostoso. Se tiver numa carência de chocolate, faça, mas faça mesmo.

Nota:
Roberta Sudbrack, gaúcha, nascida em Porto Alegre, de formação autodidata, foi a primeira chef  a comandar a cozinha do Presidente da República do Brasil, tem dois livros lançados, prepara mais um para 2009, é reconhecida como uma das melhores chefs de cozinha do Brasil.

texto extraído do Blog dela, o Roberta Sudblog
Bolo de chocolate amargo de "Roberta Sudbrack"
receita retirada DAQUI

Ingredientes ~massa
400g de chocolate meio amargo picado
150g de manteiga sem sal
150g de açúcar de confeiteiro peneirado
5 ovos (gemas e claras separadas)
1/3 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada

Preparo ~massa
Bata as claras em neve e reserve. Leve o chocolate para derreter em banho-maria. Acrescente a ele a manteiga e o açúcar. Retire do fogo.
Passe as gemas por uma peneira para retirar aquela película delas (faço isso porque fica melhor de incorporar e tira aquele cheiro forte de ovo). Adicione a essas gemas 2 colheres da mistura do chocolate, só para deixar na mesma temperatura do restante. Coloque-as então na mistura do chocolate. Adicione a farinha aos poucos, e após isso, as claras em neve, mexendo delicadamente. Levar para assar em assadeira retangular pequena (32 x 22 cm), untada e enfarinhada. Retire do forno quando criar uma casquinha dura na superfície, porém a massa do bolo deve ficar úmida (faça o teste do palito). Espere esfriar um pouco para desenformar.

Ingredientes ~calda
200g de chocolate ao leite picado
100ml de creme de leite fresco
20g de manteiga

Preparo ~calda
Levar o chocolate para derreter em banho-maria. Acrescentar o restante dos ingredientes, misturando bem.

Montagem
Corte o bolo em quadrados e disponha-os um pouco separados uns dos outros. Regue todos eles com a calda ainda quente. Sirva a seguir.

Fica bom também frio, na minha avaliação.

20 comentários :

  1. Sandra,
    Assisti ao video, e também fiquei como você...aguada por uma fatia desse bolo.
    Vou deixar o estoque de ovo de páscoa acabar e com certeza o farei.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Fabi querida

    Olha, posso te garantir que esse foi um dos melhores bolos que já comi...e olha que já comi muitos bolos por aí. Quando puder faça, ele desmancha na boca e o sabor do chocolate fica super equilibrado.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Sandra!!!

    Que delíciaaaa! Só de olhar fiquei aguada também! Vou testar e depois te aviso, afinal quem não ama chocolate??? Eu amo moooiiito (apesar da alergia)! rsrsrs...

    Hugs!

    ResponderExcluir
  4. Que bela caçada Sandra e deu mesmo de caras com um bolo explosivo mas que merece todas as referências, vou fazer também prometo pois tem um ar guloso demais adorei, obrigado por partilhar,

    beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Olha só Sandra me desculpa mas já levei ele lá para o meu blog novo o "Receitinhas das Vizinhas" não se importa pois não, hehehe?

    beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Esse bolo é uma tentação!!!!fantástico....Ai se eu não estivesse em dieta!

    Bjokas
    Rita

    ResponderExcluir
  7. Olá, também estava a caça de um bolo assim...vai ser esse mesmo...hehehehehehe.
    Bjs, Ci.

    ResponderExcluir
  8. Também fiquei aguando por uma fatia desse bolo, parece bem úmido!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Queridas, obrigada pelos comentários, é muito gostoso receber esse carinho...

    Paula, já estive conhecendo esse seu novo Blog, respondi por lá mas quero dizer que achei a ideia genial, o Blog é lindíssimo e uma bonita homenagem sua a todas nós. Estou honrada em estar lá, muito obrigada!

    E passem por lá "Receitinhas das Vizinhas"

    ResponderExcluir
  10. Amigaaaa, isso foi pura maldade, pode guardar uma fatia que eu to chegando...rss...pensa numa pessoa que tá com as lombrigas inquietas agora...rsss...
    Adorei!
    Bjim

    ResponderExcluir
  11. Olá, obrigada pela visita no meu blog, seja bem vinda e volte sempre! Vim visitar sua cozinha e dei de cara com esse bolo incrível, fiquei com água na boca. Já estou te seguindo! Ah, tem sorteio no meu blog, depois dá uma passada lá e se inscreve tá? beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Dri, o "pobrema" é o seguinte: quando eu faço a postagem, em geral já acabou. Esse foi o bolo sobremesa do almoço de Páscoa, durou até segunda à tarde...snif...mas se vc vier por essas bandas, passa uma mensagem que farei pra vc com todo o prazer...MESMO!

    Nane, obrigada, vou passar pra conferir o sorteio. Oba!

    ResponderExcluir
  13. Sandra querida pois eu fiz esse bolo, mas como só estavamos em 2 pessoas aqui em casa, fiz meia receita, ficou feinho e nem postei, mas entro no coro, realmente é delicioso, é o melhor bolo de chocolate que ja comi, me lembra o petit-gateau esse bolo, é simplesmente delicioso. O seu ficou lindo mesmo por que vc fez a receita inteira, ficou igualzinho da Roberta. Amiga, qto as fotos consegui resolver, eu fui no Picasa e redimensionei todas as fotos, o peso de 80% caiu para 0,03% acredita. Agora to tranquila...obrigada por ter perguntado...bjos querida bom dia pra vc

    ResponderExcluir
  14. Oi Josy, que bom que deu certo...agora dá pra mais 20 anos de fotos...rsrs

    Realmente esse bolo lembra petit gateau, inclusive no modo de fazer, que é realmente bem parecido com uma receita que eu tenho.

    ResponderExcluir
  15. Ai que delícia!!
    Quando eu quiser um bolo assim já sei onde procurar! hahah

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Agora foi vc que me deixou aguada! rsrs Estou dando um tempo na overdose de chocolates que tive recentemente, assim que me recuperar vou preparar este lindo e apetitoso bolo! Ele seria uma ótima opção para a sobremesa de almoço dos dias das mães não acha? Já está adicionado a lista de desejos! Grande Bjo!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sandra, eu vi o dia em que ela foi fazer no Mais você, achei ótima a receita, mas ainda não me aventurei a fazer, mas agora vendo o seu...ficou lindo!!! Deu água na boca! Vou fazer com certeza!
    Parabéns amiga.
    Tenha uma ótima tarde.
    Beijos
    Ivani

    ResponderExcluir
  18. Uau, Sandra. Será que vou conseguir dormir depois de uma foto dessa?? Com certeza vou sonhar com esse bolo! Tão denso, úmido... Hummmm...

    Ps. Gostei mais da sua foto do a que está no site.

    ResponderExcluir
  19. parece que ficou divino! vou preparar com certeza!

    ResponderExcluir
  20. hhhhhuuuuummmmm!!!! que maldade de delícia, hhhhuuuuummmmmm!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!