10 março 2011

Petit Gateau de abóbora e Creme de arroz com coco

Essa é uma receita SALGADA. Minha amiga convidada para o tal almoço de Carnaval (vide postagem anterior) ficou surpresa com isso, pois o fato é que a combinação de abóbora com coco normalmente é doce. Mas a junção dos dois é tão perfeita, a meu ver, que funcionou magnificamente (e confesso que surpreendentemente) na versão salgada, que segue abaixo. Vamos lá?

Petit Gateau de Abóbora e Creme de Arroz com Coco
(rendimento 8 bolinhos)



Ingredientes ~ Petit Gateau
1/4 de abóbora tipo japonesa, sem as sementes, descascada e picada
1 cebola média cortada
1 dente de alho picado
sal a gosto
pimenta a gosto (dedo de moça, malagueta, tabasco, ou ao seu critério)
2 colheres (sopa) de óleo
50 g de manteiga ou margarina
3 gemas
3 claras em neve
50 g de farinha de trigo

Preparo ~ Petit Gateau
Numa panela, refogue a cebola e o alho no óleo. Junte a abóbora, acrescente 1 e 1/2 copo de água e deixe cozinhar até amolecer. Bata então no liquidificador ou mixer até virar um purê. Retorne à panela, tempere com sal e a pimenta (usei um tempero pronto tipo asiático de várias especiarias). Acrescente as gemas, a manteiga, misturando bem. Adicione a farinha incorporando aos poucos e por último as claras em neve, mexendo delicadamente. Unte e enfarinhe forminhas próprias para petit gateau (no meu caso usei de empadinhas mesmo). Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 12 minutos (podendo variar de forno para forno). Espere esfriar um pouquinho para desenformar.

Ingredientes ~ Creme de Coco
1/2 xícara (chá) de arroz comum
200 ml de leite de coco
sal a gosto

Preparo ~ Creme de Coco
Ferva uma quantidade de água 4 vezes mais que a quantidade de arroz. Quando fervida, acrescente o arroz, salgue e deixe cozinhar até amolecer. Escorra então a água e leve ao liquidificador para bater com o leite de coco. Retorne a panela para aquecer e corrija o sal se necessário. Se precisar acrescente um pouco de água também.

Montagem do prato: coloque o bolinho no centro e guarneça com o creme. Pode salpicar salsinha picada, coentro ou alecrim.
Na minha opinião e dos convidados, individualmente ambos ficaram muito gostosos. Mas o que ficou especial foi a combinação dos dois. Por isso a pimenta é importante, pois o creme harmoniza o sabor picante.

As postagens do almoço ainda não acabaram. Não perca que vai ter mais...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!