21 fevereiro 2011

Penne ao molho de abobrinha

Ainda não havia postado nem uma receita de massa. Não que eu não goste ou que não seja parte do cardápio de casa, pelo contrário. Acho que como estamos aqui ainda no verão e tem feito muito calor, estava priorizando fazer comidas mais leves.

Costumo fazer um molho de abobrinha um tanto mais "pesado", melhor para os dias frios. Essa versão ficou mais leve e apropriada para a temperatura atual, e é bem fácil e muito saborosa.

Penne ao molho de abobrinha
(para servir 4 pessoas)

Ingredientes para o molho:

1 abobrinha italiana média, picada em pedaços
1/2 cebola branca média picada
2 colheres (sopa) de azeite
150 g de ricota fresca
1/2 xícara (chá) de salsinha fresca
sal a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

Preparo:
Bata a abobrinha e a cebola no liquidificador, até virar um creme (se precisar, coloque 1/2 copo d'água). Despeje na panela, acrescente o sal e o azeite. Cozinhe por 10 minutos, aproximadamente.

Volte essa mistura ao liquidificador e acrescente a ricota e a salsinha. Bata até misturar tudo bem. Leve de volta à panela só para manter o molho aquecido. Se estiver muito cremosa, acrescente um pouco de leite.

Cozinhe a massa de sua preferência de acordo com as instruções da embalagem. Nesse caso usei o formato penne, mas pode ser qualquer um. O importante é que seja de grano duro (a qualidade e o resultado são melhores). Escorra bem, acrescente 1 colher de manteiga à massa ainda quente, só para não grudar. Sirva com o molho por cima e salpique queijo ralado.

Ah, sobrou molho? Guarde na geladeira e depois sirva como patê, em sanduíches ou torradinhas. Fica perfeito!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!