12 janeiro 2011

Salada com cuscuz marroquino

Ainda no tema do cardápio do verão, fazer uma refeição completa em um só prato parece tentador...e prático também! Foi o que fiz outro dia, meio com preguiça e sem tempo para cozinhar mas também não querendo comer algo que não fosse saudável.

Você pode também utilizar como acompanhamento ou como entrada. Como prato único, ficou bem balanceado. Veja só:

Salada com Cuscuz Marroquino
(servindo bem 4 pessoas)

Ingredientes:

200 g de cuscuz marroquino
2 xícaras (chá) de repolho roxo picado bem fininho
1 xícara (chá) de couve-flor cozida "al dente" - utilize os brotinhos menores para compor melhor o visual do prato
1 xícara (chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de uva passa preta sem caroço
1/2 cebola picada bem miudinha
1 punhado de salsinha bem picadinha
1/2 limão galego
sal
azeite

Preparo:











Cuscuz: Siga as instruções da embalagem para cozinhar o cuscuz, pois pode variar de fabricante. Não gosto de falar aqui em marcas, mas no meu caso o cozimento era assim: ferver 250 ml de água com sal à gosto e 1 colher (sopa) de azeite. Quando fervida, desligar o fogo, acrescentar o cuscuz e, mexendo, deixar hidratar por 2 minutos. Acrescentar então 2 colheres (sopa) de manteiga e levar ao fogo baixo por mais 3 minutos, mexendo sempre. Utilizar um garfo para deixar os grãos mais soltos. Reservar.

Salada: Coloque o repolho em um escorredor e salpique uma quantidade de sal o suficiente para soltar a água e dar uma consistência mais mole a ele. Deixe por mais ou menos 5 minutos e lave com bastante água para retirar o excesso do sal. Escorra bem.
Ferva água e jogue as passas dentro da panela e deixe hidratar por 5 minutos. Escorra.
Coloque todos os ingredientes numa saladeira, tempere com o limão, sal e azeite à gosto. Por último coloque o cuscuz. Leve à geladeira e sirva.

Você pode aproveitar e fazer com outras combinações. Em geral escolho os ingredientes também com o critério da boa apresentação do prato, tentando equilibrar as cores e texturas.

Bom apetite!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!