10 novembro 2010

Risoto de aspargos com azeite de manjericao

Risoto, macarrão e salada é um grande estímulo e exercício de criatividade para quem gosta de cozinhar. Dá para inventar milhões de receitas e testar sabores e combinações novas a toda hora. Adoro todos eles, por esse motivo e também pela praticidade e resultados. São pratos que podem ser servidos únicos, dispensando acompanhamentos. Você não gasta muito tempo cozinhando e faz um bonito com seus convidados. Vamos lá?

Risoto de aspargos com azeite de manjericão
(para 4 pessoas servindo-se bem)
Ingredientes:


Risoto
2 xícaras de arroz arbório, próprio para risoto
1/2 cebola branca bem picadinha ou ralada
3 colheres (sopa) de manteiga
1 maço de aspargos frescos
1,5 litro de caldo de legumes (aproximadamente)
1 1/2 xícara de vinho branco seco
sal a gosto
queijo parmesão ralado

Azeite de manjericão
3 colheres de azeite extra virgem batidos com 1/4 xícara de chá de folhas de manjericão fresco (ou ao seu gosto). Dica: ferva água, despeje sobre as folhas de manjericão e coe rapidamente. O aroma vai ficar mais intenso.

Preparo
Lave bem os aspargos, corte em pedaços e separe as pontinhas para serem usadas para decorar. Leve para cozinhar em 1 litro do caldo de legumes, salgando também um pouco. Quando estiver amolecido, bata no liquidificador. Esse será o seu caldo de cozimento. O outro 1/2 litro restante fica aquecido de reserva caso você necessite para dar o ponto.

Cozinhe as pontinhas dos talos de aspargos com sal à parte do restante. Escorra e, em uma frigideira, salteie com um pouco de azeite e reserve.

Agora, em uma panela grande, doure a cebola na manteiga. Adicione o arroz, deixe refogar um pouco, mexendo para não queimar e acrescente o vinho branco. Ao sentir que o vinho está evaporando, vá acrescentando o caldo dos aspargos, aos poucos com uma concha, mexendo sempre para soltar o amido do arroz e aumentar a cremosidade. Prove o sal e o ponto do arroz. Se acabar o caldo dos aspargos e o arroz ainda necessitar cozimento, utilize o caldo de legumes reserva. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e acrescente o azeite de manjericão para emulsificar o risoto, além do queijo parmesão. Coloque agora as pontinhas dos aspargos e misture bem.

O risoto deve ser sempre servido em seguida. Bom apetite!!

2 comentários :

  1. Olá Sandra obrigada pelo elogio à minha foto da Bruschetta. O meu marido é fotógrafo, e eu tenho tentado aperfeiçoar, para não estar sempre a pedir-lhe para as tirar. Aprendi com ele na parte estética, pois se o pão parece que levou uma dentada lá vem ele me dizer que não fica bonito. Ultimamente são todas fotografadas por mim. Aproveito a luz natural que bate na minha varanda. O pior vai ser quando chegar o inverno e escurecer mais depressa, aí vou ter mesmo que pedir a ajuda. Bjs e olha vou fazer este risoto. Nunca comi espargos e estou tentada a fazer. Tenho lá o arroz em casa à espera duma boa ideia. Bjs e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. OI Sandra, tudo bem?

    Que jeito lindo e diferente de usar os aspargos no risotto, realmente me deixou curiosa em saber como fica no final. Eu sou super fã de aspargos e a sua idéia me deixou super curiosa para testar o quanto antes.

    Obrigada e parabéns por essas e outras idéias que já estou levando daqui.

    Beijocas!
    Stef

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!