21 novembro 2010

Bolo "Bem Casado"

Bom, de fato foi a alternativa que inventei pra substituir os Bem Casados de verdade que minha filha sempre pedia para eu fazer e assim economizar tempo e trabalho, pois os bolinhos demandam uma certa energia. Além disso, a massa do Bem Casado leva os mesmos ingredientes da massa do Pão de Ló, com diferença nas proporções. Ficou um bolo leve, gostoso para um lanche da tarde, com chás, sucos e afins.

Outra coisa: o Pão de Ló é o bolo básico da culinária, aquele de festa de aniversário, que você pode variar nos recheios e cobertura. Então vamos à receita!


Pão de Ló
(para uma fôrma de 30 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
3 ovos, separando as claras das gemas
1 xícara (chá) de açúcar peneirado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de leite morno ou suco de laranja (alguns usam até mesmo água)
1 colher (sobremesa) de fermento químico
>recheio
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) bem cheia de margarina
1 gema (passada na peneira)
>cobertura
suco coado de 1 limão

1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (ideal, mas se não tiver pode usar o comum mesmo)




Preparo
>bolo
Bata na batedeira as claras até o ponto de neve, acrescente as gemas, uma a uma, o açúcar, aos pouquinhos e a farinha de trigo intervalando com o leite (já disse que gosto de fazer assim para dar leveza à massa). Desligue e acrescente o fermento por último, e mexendo à mão. Despeje na fôrma untada e enfarinhada e leve para assar. Retire do forno e espere esfriar um pouquinho antes de desenformar.

>recheio
Leve ao fogo os ingredientes mexendo sempre para não grudar. O ponto ideal para espalhar pelo bolo é quando você ao mexer consegue ver o fundo da panela. Deixe esfriar um pouco antes de rechear o bolo.

>cobertura
Misture os dois e reserve.



Montagem:
Desenforme o bolo em uma bandeja ou prato próprio. Com uma faca de pão, corte-o ao meio e separe as duas partes. Pode umedecer cada uma delas com algum tipo de calda, no caso utilizei a calda que sobrou (que já falei que nunca desperdiço nada) de pêssegos em calda.



Espalhe então o recheio na metade de baixo, cubra com a outra e espalhe a cobertura por cima. Pronto!

Você pode utilizar o Pão de Ló e rechear com geleias, compotas, doce de leite, brigadeiro, fazer cobertura de marshmalow, chocolate, enfim, criar bastante.

Um esclarecimento: durante anos não peneirava os ingredientes "secos", achava frescura, só depois percebi que era para aerar melhor e deixar a massa levinha. Vivendo e aprendendo...

Para quem não sabe, "Bem Casado" é um bolinho típico servido em festas de casamento, embrulhadinho tipo um presente, delicioso!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!