20 agosto 2010

Risoto de abobrinha

Desculpe insistir no assunto, mas de novo vou fazer a introdução de que é possível tentar gostar de algum tipo de alimento quando o modo de preparo é diferente. Isso, é claro, se você não tem algum problema de alergia ou intolerância alimentar.

De novo o exemplo da minha filha. Ela só come abobrinha no risoto, de qualquer outro jeito, não "rola". Ah, e detalhe, ela gosta de outros tipos de risoto, mas o seu preferido é de abobrinha. Pode?!?! Vai entender...

Vamos lá com a receita:

Risoto de abobrinha
(para 4 porções generosas)

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbório, próprio para risoto
1/2 cebola branca picada em pedaços bem pequeninos, ou ralada
4 colheres (sopa) de manteiga - não use margarina
1 abobrinha italiana média, ralada
1,5 litro de caldo de legumes (aproximadamente)
1 1/2 xícara de vinho branco seco
sal a gosto
queijo parmesão ralado

Preparo:



Ferva o caldo de legumes e mantenha-o aquecido em fogo brando durante todo o processo do preparo.

Em outra panela coloque 3 colheres de manteiga e a cebola para dourar. Acrescente o arroz, até refogar. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco.



Agora, durante todo o tempo, você vai acrescentando o caldo de legumes aos poucos, utilizando-se de uma concha. O risoto ficará mais cremoso quanto mais você mexe-lo. Gosto de ir acrescentando o sal aos poucos e ir provando e corrigindo à medida que vou colocando mais água (alguns preferem salgar a água dos legumes, tanto faz).

Quando o arroz tiver "al dente", ou seja quase cozido mas ainda durinho, acrescente a abobrinha ralada. Lembre-se você deve ir acrescentando o caldo e mexer o tempo todo, até que o arroz esteja cozido. Deixe o risoto levemente úmido, pois a tendência é de secar um pouco quando se encerra o cozimento. Pronto, agora é só acrescentar 1 colher de manteiga e queijo parmesão à gosto e deixar descansar por 5 minutos mais ou menos antes de servir.

E sirva logo em seguida, senão ele ficará fora do ponto ideal de nada mais nada menos que uma delícia! Fácil, né?

Bom apetite, aproveite o fim de semana para experimentar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!