28 julho 2010

Rocambole de brigadeiro branco

Esse é o rocambole com o recheio preferido da minha filha. E é bem gostoso mesmo, tem "um quê" de bem casado, aquele docinho de festa de casamento.


É bem simples de fazer, veja só


Ingredientes

~para o rocambole
5 ovos, separando as gemas das claras
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento químico

~para o recheio
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Preparo

~massa
Bata as claras em neve na batedeira (coloque uma pitada de sal para ajudar). Vá acrescentando as gemas, uma a uma, depois o açúcar, colher por colher, logo em seguida a farinha, também colher por colher. O segredo das massas de bolo é ir acrescentado os ingredientes carinhosamente para que a incorporação fique melhor e a massa bem levinha.
Coloque por último o fermento. Leve para assar em fôrma retangular untada com margarina e enfarinhada.


Retire quando estiver assado, espere mais ou menos uns 5 minutos ou o suficiente para esfriar um pouco, não totalmente, e desenforme sobre um pano limpo levemente umedecido e salpicado de açúcar. Enrole sem o recheio, somente para dar a forma do rocambole, torne  a desenrolar, espalhe o recheio por toda a superfície e enrole de novo.

Se preferir, pulverize sobre o rocambole uma mistura de açúcar e canela (enfeita e dá um aroma delicioso!)

~recheio
Coloque o leite condensado com  a manteiga em uma panela e mexa com uma colher de pau para não grudar. Vai estar pronto quando você raspar com a colher e conseguir ver o fundo.

Dica: sempre preparo o recheio enquanto a massa está assando, porém, você pode preparar antes. Lembre-se que quando o recheio esfria, ele naturalmente fica mais endurecido, difícil de espalhar. Você pode então retirá-lo do fogo um pouquinho antes do que seria o ponto ideal.

Recheie também com goiabada mole, doce de leite, brigadeiro comum, enfim, faça suas próprias variações.

Ah, pode acompanhar com um chazinho de capim cidreira (ou capim santo), quente ou frio, de acordo com o dia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!